sábado, 30 de janeiro de 2010

As Atribulações do Sr. Bouguer

(Pierre Bouguer no Peru - gravura obtida no site http://www.sieland-online.de)

Os mapas de anomalia Bouguer são bem conhecidos por geólogos e geofísicos pela sua utilidade em prospecção de petróleo e de outros minerais, caracterizados por diferenças de densidade em relação às rochas em que estão encaixados. Quanto maior a massa de um material maior a atração gravitacional que ele exerce, e as diferenças na densidade dos diversos materiais encontrados no subsolo pode ser medida utilizando instrumentos extremamente sensíveis, conhecidos como gravímetros.
O que poucos conhecem é a vida aventurosa deste senhor francês do século XVIII. Após diversas publicações cíentíficas na área naval, estudos de magnetismo, e importantes descobertas na área da ótica (inventou a fotometria), Bouguer engajou-se numa expedição ao Peru para medir a dimensão do um grau de meridiano da Terra, com o intuito de provar que Newton estava errado e a Terra era uma esfera perfeita. Nessa expedição científica, uma das mais anti-sociais de toda a história do conhecimento humano, todos se desentenderam. Bouguer brigou com La Condamine, o outro líder da expedição, briga que se estendeu até  à morte dos dois, porque Bouguer era melhor cientista e La Condamine melhor escritor. O botânico da expedição enlouqueceu, o médico foi assassinado e Jean Godin, o terceiro membro mais importante da expedição, fugiu com uma menina de 13 anos. Os peruanos não só não ajudaram em nada os nobres cientistas franceses, como também também ficaram muito desconfiados de mais uma excentricidade francesa, essa invenção de escalar algumas das montanhans mais difíceis do mundo carregando enorme parafernália, quando poderiam muito bem fazer os mesmos experimentos e medições em locais muito mais aprazíveis, sem sair da França.
No fim das contas a expedição de Bouguer apenas comprovou o que não queria, porque outra expedição francesa, fazendo medições em outro local extremamente inóspito, o norte da Escandinávia, provou primeiro que realmente a forma Terra se aproxima mais de um elipsóide do que de uma esfera, o que as medidas de Bouguer apenas comprovaram.
Por outro lado, as medições de variações na aceleração da gravidade que Bouguer tentou fazer utilizando pêndulos, para comprovar a variação lateral na atração gravitacional devida à massa das montanhas, não deram certo, mas renderam a Bouguer o nome das anomalias gravimétricas, que continua a ser impresso em milhares e milhares de mapas, trabalhos científicos e teses ao redor do planeta, além de ter dado o nome a duas crateras, uma em Marte e outra na Lua, glória inefável que ele nunca conseguiu durante a sua vida.

Fonte: Bill Bryson: A Short History of Nearly Everything, wikipedia, http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Vamos Ajudar o Haiti!


(ilustração doada por René Bouschet - http://www.erbykezako.blogspot.com/)

Informações do blog: http://blogln.ning.com/

Obs: eu verifiquei os CNPJs abaixo e realmente pertencem às instituições indicadas.

A embaixada do Haiti no Brasil recebe doações em dinheiro por meio da conta corrente abaixo. Os recursos serão recebidos diretamente pela embaixada e administrados por ela, segundo o Banco do Brasil. Podem ser feitos depósitos ou transferências de qualquer banco e até mesmo de fora do Brasil para a conta corrente.


Nome: Embaixada da República do Haiti
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1606-3
CC: 91000-7
CNPJ: 04170237/0001-71

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) também recebe doações só em dinheiro. Segundo Silvia Backes, coordenadora do CICV no Brasil, a entidade não recebe outros tipos de doações, como roupas, devido à dificuldade de enviá-las ao país. Ela diz que há uma equipe de ajuda emergencial da Cruz Vermelha saindo de Genebra com toneladas de doações e com equipes de médicos.
Para doar ao CICV, use a conta corrente abaixo:

Nome: Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Banco: HSBC
Agência: 1276
CC: 14526-84
CNPJ: 04359688/0001-51

O Movimento Viva Rio informou que abriu uma conta para receber doações que serão usadas para compra de alimentos, água e medicamentos.
Presente desde 2004 no Haiti, o Viva Rio mantém uma equipe de mais de 400 pessoas trabalhando nos projetos, sendo nove brasileiros. Doações podem ser feitas na conta:

Nome: Movimento Viva Rio
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1769-8
CC: 5113-6
CNPJ: 00343941/0001-28

O músico haitiano Wyclef Jean recebe doações para ajudar as vítimas do terremoto por meio de sua ONG, a Yelé Haiti. Para doar, acesse o site do Yelé Haiti, clique em "Donate", escolha o valor da doação e forneça os dados do seu cartão de crédito.


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Balada da Neve


(Primeira Neve sobre o Monte Aigoual... desenho de René Bouschet http://www.erbykezako.blogspot.com e http://peintures-numeriques.blogspot.com)

Em Portugal, quando eu era pequena, havia os chamados "Livros de Leitura", um para cada série do primário. Eram livros com textos e poesias selecionados para cada série, que os professores utilizavam como quisessem: cópias, ditados, temas para redação, etc. Alguns ficaram na memória até hoje, este veio com as imagens deste inverno no hemisfério Norte:

Balada da Neve

Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
. Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho...

Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...

E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...

E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
. e cai no meu coração.

Augusto Gil (1873-1929)

domingo, 10 de janeiro de 2010

Cebolinhas Caramelizadas nos Próprios Sucos


(as cebolinhas ainda na fase inicial de cozimento)

Ingredientes
Cebolinhas
Azeite
1 pitada de sal
1 "golpe" de vinagre

Preparação
Descasque as cebolinhas. Cubra o fundo de uma panela de inox com um pouco de azeite. Coloque as cebolas e deixe cozinhar muito lentamente. Mexa cuidadosamente de vez em quando, com cuidado para não desmanchar as cebolas. Se precisar deglaçar (dissolver a crosta que se forma no fundo da panela) use um pouco de vinagre. Demora muito (umas 2h) para elas ficarem com uma bela cor de caramelo, mas vale a pena! Coloque-as no fogo no começo da preparação de uma refeição, elas não dão trabalho nenhum.

(receita do blog: La Cocina Paso a Paso)

Frango com Malzbier


(mais uma receita adaptada do livro "As Melhores Receitas de Celidônio")

Esta receita é muuuuuito fácil e fica uma delícia!

Ingredientes
1 frango cortado em pedaços ou o equivalente em coxas/sobrecoxas; azeite; 1 pacote de creme de cebola; 2 latas de malzbier; temperos à vontade - sugestão: alho desidratado, pimenta do reino,pimenta calabresa, tomilho, alecrim, cheiro verde

Preparação
Dissolva a sopa de cebola em um pouco de água,e junte os temperos da sua preferência. Doure os pedaços de frango dos dois lados com um pouco de azeite. Junte a sopa de cebola e a cerveja e deixe cozinhar (30 a 40 minutos). Corrija o sal, acrescente o cheiro verde e sirva acompanhado de arroz branco e cebolas caramelizadas.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

As Maldições de Arnaldo Jabor


(Inferno - Parte do Tríptico "O Jardim das Delícias" de Hieronymus Bosch - séc XV - Museu do Prado, Madrid)

Diante dos Arrudas, Sarneys e outras sarnas que continuam assombrando o nosso país, e das  mortes causadas por mais uma leva de catástrofes totalmente previsíveis e evitáveis se não fosse a leniência das nossas autoridades, Só nos Restam as Maldições de Arnaldo Jabor para desopilar um pouquinho o fígado. Melhor do que chophytol!

FELIZ ANO NOVO!