terça-feira, 6 de abril de 2010

Medo de Dirigir

Para algumas pessoas guiar um carro é uma das tarefas mais simples do mundo, para outras é quase uma impossibilidade metafísica. Algumas dessas pessoas que não conseguem dirigir admitem que não o fazem por medo ou falta de habilidade, enquanto outras usam desculpas e subterfúgios, como dizer que moram perto do trabalho e não precisam de carro, ou que já há automóveis demais no planeta, e enganam-se a si mesmas e aos outros durante anos ou pela vida toda.
Por quê isso? Qual é a diferença entre as pessoas para quem dirigir é fácil e natural e aquelas para quem isso é impossível? Segundo a psicóloga Cecília Bellina, dona de uma rede de clínicas-escola especializadas, há várias causas, mas o  mais importante não é a causa do medo, mas o fato de que com técnicas corretas e algum esforço é possível para qualquer pessoa começar a dirigir e ganhar essa liberdade. O impacto na vida das pessoas pode ser tanto o ganho de autoconfiança, como também pode abrir novos horizontes profissionais e pessoais.
Há de tudo na escola da Cecília Bellina: pessoas com doentes em casa que querem passar a levá-los aos centros de tratamento com mais segurança e conforto, profissionais que perdem horas e horas todos os dias para chegar aos locais de trabalho e querem poder usar esse tempo para outras atividades, ou simplesmente pessoas que não aceitaram a sua incapacidade e resolveram mudar.
A habilidade e segurança na direção são muito difíceis de adquirir quando se tem medo, e a pessoa que tem esse medo muitas vezes atribui a sua frustração à inabilidade ou incapacidade, falta de jeito, distorcendo o fato de que é necessário treino para dominar o carro no meio do trânsito louco das grandes cidades, e esse treinamento fica muito difícil quando se tem medo de causar um acidente ou da exposição ao julgamento dos outros: "e se o carro morrer no meio do engarrafamento e não pegar mais?", "e se eu empacar no meio da ladeira, ou na entrada da garagem?".
E há sempre aqueles parentes ou amigos bem intencionados que resolvem dar umas "aulinhas" à pessoa que tem dificuldade para começar a dirigir, e aqueles que, ao contrário, dizem para a pessoa deixar disso, que tem gente que não serve para isso mesmo, que vai acabar se matando e levando outras pessoas junto, e algumas outras "pérolas" que prefiro não repetir aqui. As aulinhas não adiantam nada, porque o problema em geral não é falta de aulas, mas alguma coisa mais profunda e enraizada na cabeça da pessoa, e os comentários negativos, ao contrário, ressoam na mente distorcida como as badaladas de um sino.
Duas coisas me ajudaram muito a começar: as cartas de ex-alunas, afixadas na recepção da clínica-escola, e a afirmação da psicóloga que me ajudou, a Paula, de que a taxa de sucesso com as pessoas que persistem no tratamento é de 100%.
A técnica da clínica-escola da Cecília está muito bem explicada no site: http://www.ceciliabellina.com.br/home, se você sofre com esse problema ou conhece alguém que sofre, não deixe de visitá-lo. Há outras auto-escolas especializadas em pessoas com medo ou simplesmente com deficiências que dificultam a direção, que com certeza também têm profissionais excelentes e taxa de sucesso altíssima.