Umberto Eco: Como viajar com um salmão |
Para quem, ao contrário de Umberto Eco, prefere comer o salmão a viajar na sua companhia, segue uma receita, inspirada no Saumon Tartare da Casa da Suiça:
cebola
mostarda
hortelã
salsa
molho inglês ou shoyu
gema de ovo
salmão
tabasco
pimenta do reino
alcaparras
azeite
Pique bem a cebola e ponha-a a marinar na mostarda. Pique o salmão em cubinhos de cerca de 0,5x0,5x0,5cm. Pique bem as ervas e alcaparras (lavadas) e junte à marinada. Misture com o salmão e os outros temperos. Use a gema e o azeite para ligar tudo. Corrija o sal. Sirva em barquinhos de cebola, folhas de endívia, trouxinhas de alface ou em forma de peixinho, como na foto abaixo:
Foto do site recettessimple.fr |
PS: Como Lavar Alcaparras
Esta é uma técnica fundamental para retirar o excesso de sal e o gosto de terebintina que às vezes vêm nas alcaparras: esprema bem um punhado de alcaparras na sua mão direita; com a mão esquerda regue a sua mão direita com água filtrada e gelada, enquanto afrouxa os dedos, deixando as alcaparras absorverem um pouco da água, como esponjas. Aperte novamente as alcaparras para retirar o excesso de água. Não repita o processo. Se for canhoto, pode inverter as mãos, não faz mal.