domingo, 6 de outubro de 2024

Coisas que eu gosto

Sei Shonagon

 

Recentemente ouvi uma coach de escrita dizer de forma pejorativa que, se você quer escrever sobre "coisas que eu gosto" no seu blog, não precisa de ajuda. Achei engraçado e resolvi escrever exatamente sobre isso. Então comecei a tentar organizar as minha lista de "coisas"

 E como eu estava nadando no mar, o primeiro item da lista foi :

Natação em águas abertas 

Gostei da ideia, resolvi elaborá-la mais e organizar a minha lista de acordo com os cinco sentidos.

Livros - olfato e tato

Gatos - audição, tato e olfato (os gatinhos têm um cheirinho característico que os seus donos adoram)

Cogumelos - paladar, olfato e tato

Mar - visão, audição, paladar,  olfato e tato: essa foi o mais completa

Sexo - também desperta os cinco sentidos, mas de outro jeito… 

Uma pergunta para nos fazer refletir: - banana é melhor do que sexo?

Our Mother's House - um dos meus filmes prediletos. Trata de um grupo de irmãos que enterram a própria mãe no quintal e tentam continuar a vida como se nada tivesse acontecido. 

Yesterday - a canção dos Beatles é a favorita de muita gente, mas eu estou falando do filme em que só o protagonista se lembra deles. Eu às vezes me sinto assim, parece que só eu me lembro de algumas coisas. Um dia desses escrevo sobre isso.

Escadas malucas - a maioria eu só conheço de fotos, mas sempre despertam a imaginação.

Depois de começar esta postagem, li alguma coisa sobre Sei Shonagon, uma escritora japonesa que viveu  de 966 a 1017 e esreveu, entre outras obras o "Livro de Travesseiro", no qual ela incluiu várias listas de 'coisas', algumas de que ela gostava, e outras de coisas que fazem o coração bater mais rápidocoisas que não combinamcoisas que causam insegurançacoisas que são uma perda de tempocoisas que melhoram ao ser pintadascoisas que pioram ao ser pintadas. Gostei de saber que estou em tão boa companhia.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Minha pequena Olívia

Cortesia do modo de conversa do Bing
A ilustração foi cortesia do modo de conversa do Bing

Minha querida Olívia:

Como disse um dia o escritor Oscar Wilde, que você com certeza um dia vai ler e curtir, "a imitação é a mais sincera homenagem que a mediocridade pode prestar à grandeza". Escrevo isto para justificar a minha imitação da ideia que sua avó "postiça" teve de escrever uma carta para você. Achei linda a cartinha que a sua avó Raquel escreveu, aliás ela escreve muitas coisas lindas.

Ainda não conheço você pessoalmente, mas já estou completamente apaixonada pelas imagens que os seus pais têm divulgado, e pela onda de amor e generosidade que você despertou. Sonho com você quase todas as noites, penso em você, falo de você, escrevo sobre você, imagina! Que tia-avó louca você tem!

Hoje resolvi reler a cartinha que a minha mãe escreveu convidando a irmã do meu pai para ser minha madrinha, quando eu nasci. Herdei essa carta muitos anos depois, e ainda me sinto feliz por ter sido tão bem recebida neste mundo. Dirijo a você algumas palavras dela, que me acolheu neste mundo com muito amor: "...passo o tempo a contemplar a minha filha... sou a pessoa mais feliz e mais babosa que podes imaginar ..... quando ela nasceu, eu parecia parva.... dei completamente largas à minha alegria...  parecia que estourava de contente". Você talvez tenha estranhado algumas palavras desse texto, é que a sua tia-bisavó era portuguesa, como boa parte da nossa família.

Querida Olívia, você vai crescer e aprender a ler, espero que um dia você leia esta cartinha e se sinta tão bem recebida neste mundo como eu fui, lá em meados do século passado. É engraçado, quando eu era criança achava o máximo ter nascido no século anterior, como uma viagem no tempo. Agora fui eu que mudei de século e também de milênio.

Escrevo no ano de 2023, um ano de muitas mudanças no planeta Terra. Aconteceram coisas terríveis, guerras, terremotos, muita destruição. Mas a maior preocupação é que a cada ano que passa faz mais calor, e pode chegar ao ponto de tornar a nossa vida muito mais complicada e difícil. A esperança é que as pessoas estão começando a acreditar e se movimentar para mudar a forma de conseguir energia sem esquentar ainda mais  o planeta. Há muita gente trabalhando nisso, e espero que deixemos um planeta mais acolhedor para a sua geração.

Você nasceu numa época muito interessante. As coisas mudam muito rápido, e ao mesmo tempo que acontecem coisas horríveis, há muita gente descobrindo coisas novas e interessantes. Quem sabe você um dia vai conhecer outro planeta?

Um grande beijo da sua tia-avó que já te ama muito,

Filipa