domingo, 8 de agosto de 2010

1001 comidas para comer antes de morrer (sem sair do Rio de Janeiro) - parte I

Physalis. Foto: wikipedia

No meu aniversário uma amiga, Mme C, deu-me um interessante livro, "1001 Comidas para Provar antes de Morrer", que me lembrou que muita gente passa por esta vida sem nem mesmo experimentar os alimentos disponíveis no próprio local onde mora. Por isso, vou começar uma lista de alimentos exóticos, ou nem tão exóticos mas pouco conhecidos ou pouco apreciados, que podem ser comprados nas feiras, supermercados, restaurantes e lojinhas do Rio de Janeiro.

Por favor, meus 26 fiéis seguidores, mandem sugestões!

Seguem os 10 primeiros:

1 - Physalis

Esta frutinha originária da Amazônia e dos Andes, é comum no Nordeste do Brasil, onde é conhecida como Camapu. Rica em antioxidantes e cheia de propriedades medicinais, o sabor desta fruta lembra um pouco o tomate-cereja, mas mais doce e frutado. Pode ser encontrada no Hortifruti e supermercados.

2 - Capuchinha

Fica linda enfeitando saladas verdes ou maionese de lagosta ou de camarão. O sabor desta flor comestível é levemente pícante, lembrando um pouco o do agrião. Os caules e folhas também têm propriedades medicinais. Pode ser encontrada em feiras livres.

3 - Bottarga

Também conhecido como o caviar do Mediterrêneo, as ovas de tainha salgadas e secas ao sol têm sabor forte de peixe e são deliciosas temperando saladas e molhos, ou simplesmente com torradas. No Brasil são produzidas em Santa Catarina, e podem ser encontradas em pratos típicos italianos ou vendidas separadamente em alguns restaurantes do Rio de Janeiro.

4 - Dobradinha

É a parede do estômago da vaca. Esta carne de textura e sabor inconfundíveis normalmente é servida com feijão branco, lombo e paio, acompanhada de arroz branco.

5 - Coalhada

Este parente do iogurte típico do interior do Brasil tem sabor menos menos ácido e as mesmas propriedades que o iogurte, ou seja, tem o cálcio e proteínas do leite, mas é de mais fácil digestão, por seu menor teor de lactose. Tem gostinho de coisa da fazenda, principalmente se for adoçada com mel.

6 - Queijo da Canastra

O queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, originário da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco, em Minas Gerais. De fabricação artesanal é um tipo de queijo minas curado. É produzido com o leite de vaca, tendo sabor diferenciado, obtido a partir dos pingos de água (soro) que escorrem do queijo ressecado com sal grosso, que são misturados ao leite da produção seguinte. Essa combinação dá sabor, textura e aroma a esse queijo. Pode ser encontrado em lindas embalagens de madeira, em supermercados e lojas de laticínios.

7 - Trilha

Esse delicioso e lindo peixinho cor de rosa pode ser encontrado nos mercados de peixe durante boa parte do ano. O seu sabor lembra o de camarão e outros crustáceos de que ele se alimenta. Fica uma delícia simplesmente frito ou grelhado na churrasqueira. O sabor delicado dispensa acompanhamentos elaborados, pode ser servido simplesmente com arroz branco e uma salada de alface e tomate.

8 - Flor de abóbora

Muito apreciada em todo a região  do Mediterrâneo, pode ser encontrada nas feiras-livres do Rio. Pode ser usada ligeiramente passada na manteiga, como recheio de omeletes, ou recheada de queijo e empanada. O sabor lembra o da própria abóbora mas é muito mais delicado.

9 - Taioba

Parece mais uma planta ornamental do que comestível. Cultivada há milhares de anos na China e no Egito, a taioba se parece com a couve, mas tem folhas maiores, mais largas e mais vistosas. A folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. O preparo é simples. A taioba pode ser tratada como a couve: lavada, picadinha e refogada com cebola, torna-se um excelente acompanhamento para o almoço ou o jantar.

10 - Couve-flor roxa

A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores), cuja textura delicada e tenra exige cuidado e atenção na sua preparação. É rica nos minerais cálcio e fósforo, contém quantidades apreciáveis de vitamina C. A variedade roxa fica linda se for cozida no vapor, temperada somente com sal e azeite.


Salada enfeitada com Capuchinha (foto minha)

A maioria das informações é da wikipédia e do livro "1001 comidas para provar antes de morrer" de Frances Case. Os locais onde podem ser encontrados os alimentos são da minha própria experiência.

2 comentários:

  1. Bom dia!Parabéns pelo Blog!Somos uma empresa de Itajaí/SC produtora da Bottarga Gold, uma iguaria que está sendo aprovada pelos melhores chefs do Brasil.Nos colocamos a sua disposição para mais informações.Veja nossa site www.bottargagold.com e tambem nossas mídias sociais com diversas receitas e notícias do nosso caviar brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. A Bottarga é realmente uma iguaria imperdível. Semana passada experimentei a Bottarga Gold no evento de gastronomia Costa da Esmeralda em Santa Catarina e fiquei impressionada!
    Um ótimo produto que todos devem experimentar!
    Um Abraço

    ResponderExcluir