sábado, 14 de janeiro de 2023

 Um desafio para chamar de meu 

Ilustração de Richard Scarry

Na primeira semana de 2023, o jornal New York Times publicou um desafio de sete dias para aumentar a felicidade dos seus leitores. A ideia foi incentivar as pessoas a cultivarem a sua rede de relacionamentos, e dessa forma serem mais felizes e até mais saudáveis. Eu aceitei o desafio, e resolvi escrever aqui no blog sobre esse assunto. Assim fica tudo organizado e guardado por um bom tempo, se não for para sempre.

Dia 1 - O questionário

O primeiro desafio foi um questionário, ao qual eu respondi com sinceridade. O resultado surpreendeu-me porque foi que eu sou muito sociável, o que não é exatamente verdade. Acho que foi feito para americanos típicos, e não para mim, uma luso-brasileira de meia idade que luta para manter a família unida.

Dia 2 - O telefonema de oito minutos

O desafio do segundo dia era ligar para alguém com que não falasse há muito tempo, mas só por oito minutos. Eu lembrei-me logo de ligar para uma amiga querida para quem eu não ligo com mais frequência porque quando nos falamos acabamos demorando demais. Ela aceitou o desafio e eu liguei para ela logo de manhã, e acabamos falando num ritmo ultra-rápido, para usar bem os oito minutos. No fim da tarde não aguentamos e falamos novamente. 

Dia 3 - Puxar assunto com um estranho

Esse desafio acabou tendo um resultado inesperado, porque normalmente é muito fácil para mim conversar com desconhecidos aleatórios. Nesse dia saí para comprar pão e procurar o tal estranho. Conversei um pouco com o dono e um funcionário de uma barraca de plantas, mas não valeu porque eu já os conhecia. Depois tentei ajudar uma velhinha a levar as compras para casa, mas ela não aceitou. Quando eu já estava quase desistindo, um vendedor de doces me abordou. Eu disse que não queria e que que não posso comer doces, mas não adiantou. Acabei tendo a minha conversa, já sei onde o vendedor mora, que tem uma filha de dois anos e meio e que está procurando trabalho. Acabei comprando um pacote de fraldas para a filha dele, então acho que fracassei no desafio, porque fiquei com a impressão de que ele conversou comigo só para conseguir o que queria.

Dia 4 - Escreva uma eulogia para uma pessoa viva

Este foi um dos mais fáceis e talvez o que me trouxe mais alegria. Escrevi (por e-mail) para uma colega de trabalho que acabou de ser demitida. Eu sempre gostei muito dela, e foi um choque saber que  a nossa convivência quase diária ia acabar. Ela até chorou ao receber o meu e-mail.
Nesse dia havia também uma subtarefa: Escrever para o seu "partner" uma lista de coisas pelas quais eu lhe sou grata (e ler a lista para ele). Foi um bom exercício, ele gostou tanto que até pediu para eu lhe mandar a lista por e-mail.

Dia 5 - Faça amigos no trabalho

Eu tenho a felicidade de trabalhar em um ambiente ótimo, onde me sinto muito querida. Mas esse desafio me faz pensar se essas amizades serão duradouras. E comecei a pensar se alguma amizade dos meus empregos passados ficou até hoje. Algumas pessoas de quem eu era próxima no passado mudaram de cidade e até de país... eu resolvi então ligar ou fazer contato por Whatsapp com algumas delas, e todas as minhas tentativas foram bem recebidas.

Dia 6 - Ponha um evento social no calendário (e vá)

Nesta época, logo a seguir às festas de fim de ano, e com muita gente de férias, esta tarefa pareceu-me dificílima. Depois de muito pensar, tentei e consegui marcar uma teleconferência com a minha antiga turma da faculdade! Missão cumprida!

Dia 7 - Três coisas para lembrar e ficar feliz o ano todo

Essa semana realmente trouxe-me muita felicidade que espero que perdure. Fiz minhas listas seguindo as recomendações do desafio, mas isso fica para outro post! As três recomendações foram essas:

1. Defina metas de relacionamento específicas para o ano (fiz uma listinha num caderno de papel)

2. Comprometa-se com a consistência (não adianta ser a mulher mais sociável do mundo na primeira semana do ano e enclausurar-me logo a seguir)

3. O segredo é o ritual (criar coisas como "o café das terças", "o almoço das amigas", etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário