segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Caldeirada do Gama

Uma receita de que o nosso pai sempre falou e fez, ou melhor, comandou a fazedura, algumas vezes ao longo da nossa vida, foi a caldeirada como é preparada nos barcos dos pescadores portugueses. Um detalhe interessante é que o meu irmão B e eu fazemos versões um pouco diferentes do mesmo prato, mesmo tendo aprendido juntos. Qual é a mais portuguesa? Qual é a verdadeira? A resposta jaz no mar profundo, por onde nunca veio gente humana, como diria Camões.


Caldeirada Portuguesa da Filipa
- 1 kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas;
- 1 kg de peixe (de preferência peixe reimoso, ou seja gorduroso e de sabor forte)
- 1/2 kg de cebolas cortadas em cubos
- 1/2 kg de tomates cortados em gomos
- 3 dentes de alho cortados em rodelas
- ramos de salsa e de cebolinha
- Sal, pimenta do reino, azeite

Cobrir o fundo de uma panela* com azeite e dispor camadas alternadas de cebola e alho, peixe, tomate, batatas até acabarem todos os ingredientes. À medida em que for empilhando as camadas, temperar de sal e pimenta. Pelo meio junte o cheiro verde, amarrado com um nó. Regue com mais um fio de azeite e feche a panela. Leve ao fogo médio até as batatas ficarem macias, sem nunca mexer, somente sacudindo a panela de vez em quando. Não leva nenhum líquido, os legumes e o peixe soltam a própria água. Não precisa de nenhum acompanhamento, já é um prato completo.
*panela em Portugal é sempre mais alta do que larga, se não chama-se tacho.

Caldeirada Portuguesa do B
- 1 kg de peixe (viola)
- 1 kg de camarão
- 1 kg de lulas
- 1 kg de mexilhão
- 1 kg tomate
- 1 kg de cebola
- azeite, sal, pimenta do reino, cheiro verde, caril, orégano, limão
- Pão italiano ou outro pão consistente

Tempere o peixe e os frutos do mar com limão, sal, alho e pimenta do reino; cubra o fundo da panela com azeite e disponha as camadas de cebola, tomate e peixe alternadamente; junte o cheiro verde amarrado com um nó pelo meio das camadas; cozinhe tudo em fogo alto, até o tomate estar bem cozido. Corrija o tempero, e junte os camarões e lulas rapidamente, deixando ferver só até mudarem de cor. Sirva sobre fatias grossas de pão.

Um comentário:

  1. Já comi as duas e são uma delícia. A de ontem tinha as crianças, sempre é mais divertida, ainda mais vendo os sobrinhos Rafael, Pedro e Maria Clara abrindo e brincando com os presentes do dia das crianças que ganharam adiantado.

    ResponderExcluir