sábado, 3 de outubro de 2009

Orlando e a Tecnologia



"A própria tessitura da vida, ela pensou enquanto subia, agora é mágica. No século XVIII nós sabíamos como tudo funcionava; mas aqui eu subo pelo ar; eu ouço vozes na América; eu vejo homens voando - mas como isso é feito eu não consigo nem começar a imaginar. Então a minha crença em mágica voltou..."
                                                         Virginia Woolf em "Orlando"

Através da sua personagem, Orlando, que viveu através dos séculos, testemunhando mais ou menos a mesma quantidade de inovações tecnológicas que cada um de  nós presencia em poucos anos, Virgínia Woolf expressa a sua perplexidade diante de uma coisa simples como um elevador. Sempre me incomodou usar coisas que eu não entendo completamente como funcionam, mesmo depois de ter estudado tanta física na  universidade. Um dia desses esse incômodo que eu sempre tive foi atiçado por um artigo de Juliana Carpanez (do G1), "Mitos e verdades sobre baterias de notebooks e celulares". Parece que não somos só Orlando e eu que temos essa perplexidade diante da tecnologia, muita gente tem muitas dúvidas sobre o funcionamento das coisas, criando assim esses mitos. Seguem abaixo alguns exemplos:

- Toda bateria deve ter sua carga usada até o final para, então, ser recarregada: MITO

- Se a bateria for carregada antes de chegar ao fim, sofrerá o efeito memória: precisará de mais carga antes mesmo que a energia armazenada chegue ao fim: MITO

- Nunca posso parar de carregar um eletrônico antes de a carga chegar a 100%:VERDADE

- A bateria do notebook não pode ser guardada completamente sem carga: VERDADE

- O ideal é que o eletrônico seja carregado quando está desligado: MITO

Vale a pena ler o artigo todo, no link:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1312410-6174,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário