sábado, 14 de novembro de 2009

A Arte de Caroline Alexander e a Lei da Mamografia

Acabei de ler o excelente livro "The Bounty: The True Story of the Mutiny on the Bounty" (O Bounty: A Verdadeira História do Motim no Bounty) por Caroline Alexander (não confundir com a campeã olímpica de ciclismo). Caroline Alexander escreve no National Geographic, New York Times e outras publicações prestigiosas. A característica mais marcante da sua prosa é reescrever a história a partir de fontes primárias, tentando chegar o mais próximo possível da verdada através das versões dos diversos personagens envolvidos.

Ela escreveu vários livros de divulgação de História, entre eles o divertido relato do gatinho do Endurance, de que eu falei no post de 20 de setembro. Alguns foram traduzidos para Português.

Enquanto eu lia o livro e refletia sobre como uma mesma história, vivida por diversas testemunhas e amplamente relatada e discutida na sua época, pode ser interpretada de diversas formas, tomei conhecimento da existência da Lei Federal 11.664/2008, que faculta a todas as mulheres brasileiras de 40 a 49 anos o direito de fazer mamografias gratuitamente pelo SUS. Essa lei tem sido interpretada erroneamente de várias formas e tem gerado bastante confusão. O INCA divulgou uma nota esclarecedora, leia no link abaixo para se informar, porque você ainda pode se tornar vítima de interpretações equivocadas dessa lei:



(quadro de autor desconhecido - Séc. XVI - Louvre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário