sábado, 7 de novembro de 2009

Uma ideia leva a outra que leva a outra que leva a outra...


Ao vasculhar mais um expositor da editora gaúcha L&PM, que publica ótimos livros de bolso, nacionais ou estrangeiros em traduções primorosas, deparei-me com um exemplar de "Max e os Felinos", de Moacyr Scliar. Esse livro, já consagrado pelos fãs desse médico e escritor gaúcho, e traduzido para vária línguas, ganhou mais notoriedade depois do escritor canadense Yann Martel ganhar o prêmio Booker em 2002, com o livro "A Vida de Pi", que se inspirou na ideia central do livro de Scliar. Ambos partem de uma viagem solitária de um náufrago com um grande felino: um jaguar, no livro brasileiro e um tigre no livro canadense. Ambos têm grandes passagens sobre o medo e a solidão, embora o desenrolar das histórias seja bastante diferente.
Yann Martel reconhece que se inspirou na ideia de Scliar para escrever o seu livro, embora tenha lido apenas uma resenha, e é interessante ler os dois livros e observar a similaridade dos relatos imaginados pelos dois autores sobre os longos dias passados pelos seus protagonistas na companhia das respectivos feras.



Moacyr Scliar escreveu uma instigante discussão sobre o plágio na introdução à edição de bolso da L&PM do seu livro. Leia mais sobre os dois livros no arquivo do Estadão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário