sábado, 28 de novembro de 2009

Bill Bryson e o Último Dodo


Alguns anos atrás passei por um "sebo" (loja de livros usados) e um livro chamado "Notes from a Small Island" (Crônicas de uma Pequena Ilha) chamou a minha atenção. O título era interessante, e o dono anterior, John Smith, tinha esquecido dentro dele um cartão de embarque para a cidade do México. Achei curioso e não resisti à tentação de comprar o livro, e tive o prazer de conhecer a prosa engraçada e inteligente de Bill Bryson. Depois procurei o autor na internet e descobri que ele é um dos escritores mais populares na Inglaterra, "mais popular até que os Beatles", o que deve ser um pouco de exagero. Bill Bryson escreveu vários relatos de viagens, e livros sobre curiosidades da língua inglesa, entre outros temas, todos escritos com humor e leveza. Bill consegue nos deixar com curiosidade de visitar lugares totalmente inssossos como Bristol, além de nos fazer dar boas risadas, o que por si só já vale a leitura.
Um dos melhores livros de Bill Bryson é A Short History of Nearly Everything "Uma Breve História de Quase tudo", que ganhou o prêmio de melhor livro de divulgação científica do ano de 2004, que trata desde temas como o Big Bang e as bactérias que habitam o nosso corpo, até a extinção dos pobres Dodos, aves "doudas"ou "doidas"que habitavam as ilha Mauricius até meados do séc XVIII.
O último especimen (empalhado) de dodo que restava no mundo, estava mofado e foi jogado desdenhosamento no fogo  pelo diretor do Museu de Oxford em que estava exposto. Essa foi a última das indignidades que essa espécie sofreu, depois de ser extinta pelos animais de estimação de marinheiros que passavam pelas ilhas. Os pobres dodos não tinham medo de seres humanos, eram naturalmente curiosos e não eram bons corredores, então quando descobriam o perigo já era tarde demais. Ah,  e eles nem sequer eram saborosos, coitadinhos.


(O que muitos ornitólogos não sabem, é que o Dodo na verdade era uma espécie muito avançada, que vivia pacificamente sozinha, até que no século XVII foi aniquilada pelo homem, ratazanas e cães. Como de hábito) 

Um comentário:

  1. Filipa, está saindo agora no fim de 2009 um novo livro editado pelo Bill Bryson, veja abaixo!

    Seeing Further: The Story of Science and the Royal Society

    We have collaborated with HarperCollins to publish Seeing Further, a book of essays by leading authors, which covers aspects of the Society’s history and its role as a champion of modern science.

    Award-winning author BILL BRYSON has edited the collection and written its introduction. The other 21 contributors to the book include Margaret Atwood, Richard Dawkins, Richard Holmes and Martin Rees. Seeing Further will be on sale from late 2009.

    ResponderExcluir