sábado, 5 de dezembro de 2009

Zuenir Ventura e a Maior Flor do Mundo


(pintura de 1913 - arquivo da Wikimedia Commons)

Na sua crônica deste sábado, o jornalista Zuenir Ventura fala sobre a florada de mais um grupo de palmeiras da espécie Corypha umbraculifera no aterro do Flamengo, aqui no Rio de Janeiro. É um espetáculo que demora 50 anos para acontecer. A planta, segundo ZV pesquisou "é a maior inflorescência do reino vegetal. De grande porte, chega a alcançar 20 metros de altura até o início da floração, quando entra em decadência, surgindo, porém, uma nova copa de 8 metros de diâmetro, constituída de mais de um milhão de pequenas flores brancas. Cumprida sua parte na tarefa de perpetuação da espécie, a palmeira finaliza o seu ciclo vital".
A última florada dessas palmeiras no Aterro, foi em 1998, próximo ao Monumento dos Pracinhas. O meu amigo Sr. R. na época chamou minha atenção para o fenômeno mas, assim como Burle Marx, que plantou as palmeiras, não viveu para ver o espetáculo da florada.
Se você mora no Rio de Janeiro, deixe aquela feiosa árvore comercial da Lagoa pra lá e vá ao Aterro observar esse lindo espetáculo natural. Aproveite o privilégio de morar na Cidade Maravilhosa! E se você for ao Aterro no domingo que vem, dia 13 de dezembro, aproveite também para se cadastrar como doador de medula óssea. Quem sabe você vai poder proporcionar a alguém a oportunidade de estar vivo e saudável para observar a  próxima florada das lindas Coryphas umbraculiferas! O Hemorio estará no local com sua unidade móvel para fazer a captação de doadores. Só não se esqueça levar um documento de identidade.

(as lindas palmeiras - foto da minha amiga Mme G.)

3 comentários:

  1. Muito boa dica Filipa. Em breve estarei lá. Um beijo.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por comentar!!! As palmeiras ficam perto do número 200 da Praia do Flamengo.
    Bjs,
    Filipa

    ResponderExcluir