sábado, 19 de setembro de 2009

Sobre o Guisado Particularíssimo


Quem acha inútil a publicação de receitas antigas e impossíveis de reproduzir, deve ler a linda crônica de Cecília Meirelles "A Gula Bem Temperada", na qual ela fala sobre a receita do guisado particularíssimo, entre outras. A crônica pode ser encontrada no site abaixo:


O crítico gastronômico Apicius (Roberto Marinho de Azevedo), que manteve uma coluna chamada "À Mesa, como Convém" durante muitos anos no JB, também publicou a receita do particularíssimo guisado, que lhe foi enviada pela minha mãe, por ocasião de um concurso de receitas que ele organizou. A receita foi considerada "hors-concours", por ser impossível de executar, mas rendeu uma ótima crônica. A receita que ganhou o concurso, curiosamente, foi de um frango recheado com cebolas, auto-desossado, que eu faço até hoje. Quando fizer novamente prometo que publico aqui no blog.



3 comentários:

  1. Filipa, tenho gostado muito de visitar o seu blog.
    É como passar literalmente um tempo com voce.
    Nas tardes de chuva, chega a ser aconchegante, principalmente se acompanhado de uma boa xícara de chá de hortelã com biscoitinhos de nata. Uma delícia! Obrigada por nos proporcionar estes deliciosos momentos do verdadeiro OCIO CRIATIVO.
    Uma beijoca,
    Marly Canto ( 1961 - Banho e Presentes - Botafogo)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Marly. Tenho me divertido muito alimentando o blog, espero que continue aconchegante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga Madame M. fez uma adaptação do Guisado Particularíssimo: "Poderíamos começar recheando sapos com escorpiões, depois usá-los para rechear gaviões e usar os gaviões para encher algo maior que eu não tenho coragem de sugerir". O animal maior é um desafeto dela, claro. Gostei da ideia, tambem vou criar versões desta receita: recheie-se uma barata com uma bolinha de ração, e com esta recheie-se uma sardinha, com esta um camundongo e com este uma ratazana....

    ResponderExcluir